Omni-Channel, você já ouviu falar?

Publicado: 10 de janeiro de 2017

Que tal facilitar a vida do seu consumidor integrando todas as áreas do seu negócio convergindo vendas para sua empresa? Pois então, essa é a proposta do Omni-Channel.

Mas afinal, o que é Omni-Channel?

Forte tendência do varejo, a ideia é que o consumidor não diferencie o ambiente online do offline, e isso é realizado com a integração de todos os canais utilizados pela empresa convergindo em um único objetivo.

Completamente focada na experiência do consumidor, se explorado de forma eficiente os multicanais, o sucesso é certeiro. Pois com isso ele poderá satisfazer suas necessidades como, quando e onde quiser, sem amarras.

Um famoso exemplo é o Pokémon Go, lançado no ano passado, o jogo integra as interfaces online, offline, real e imaginária de forma brilhante, fazendo com que o usuário mergulhe na história e se envolva fazendo parte dela.

Um modelo de negócio exemplar para profissionais de marketing, pois foi desenvolvido uma transição perfeita entre o jogar e incentivo de consumo em um negócio local.

O processo de Omni-Channel tem tudo haver com a experiência do consumidor.

Todo o foco no cliente

Com o consumidor no centro de todo o processo, torna-se necessário o conhecimento não só sobre quem compra seu produto, mas entender como ele compra. Conhecendo assim o comportamento e as preferências do cliente.

Explorar a jornada de compra no seu negócio é uma etapa extremamente importante, e para isso, uma vez os dados do seu público-alvo em mãos, colocar-se no lugar dele para enxergar os pontos falhos do processo pode transformar positivamente toda a experiência que você oferece.

Como aplicar o Omni-Channel ao meu negócio?

A resposta é simples: RELACIONAMENTO. Mas é importante ressaltar que não é qualquer relacionamento, e sim em canais variados, onde o atendimento seja eficiente em todo o ciclo de venda.

Outro ponto tão importante quanto o relacionamento é a integração. Integre as áreas do seu negócio de forma que elas se falem entre si e trabalhem à favor do seu cliente, transformando a experiência em um processo contínuo entre cliente <->marca.

Podemos descrever um exemplo simples e prático da seguinte maneira:

O consumidor interessa pelo produto, pesquisa os melhores preços, pede dica para os amigos na internet e/ou vai até uma das redes sociais da marca tirar dúvidas.

Ele opta por efetuar a compra através de loja online ou aplicativo. Recebendo seu produto em casa ele nota que não serve e ao invés de enviá-lo de volta e aguardar a troca ele vai até a loja mais próxima, conhece outros produtos e efetua a substituição.

Resumindo

A chave para o Omni-Channel consiste no foco total no cliente (sabendo seus comportamentos e preferências) e oferecer para ele melhores oportunidades com canais integrados com as seguintes características:

  • Transparência;
  • Simplicidade;
  • Eficiência.

Obrigado por acompanhar até aqui e até a próxima! 😉

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