Branding digital: como e por que adotá-lo agora mesmo?

Publicado: 4 de junho de 2018

De todas as estratégias de marketing digital disponíveis hoje, existe uma da qual você não pode abrir mão: o branding digital. Aliado a estratégias offline, ele vai ajudar a fortalecer a sua marca, a criar uma imagem positiva na mente do consumidor e, claro, a gerar vendas para o seu negócio.

O branding está relacionado ao cuidado com a marca em todos os pontos de contato com seus públicos: desde a concepção do logotipo até a experiência de compra, passando por identidade visual, linguagem e diversos aspectos.

No meio digital, os conceitos de branding também devem ser aplicados, de forma a trabalhar as marcas por meio das interações com os consumidores nos canais digitais. Na prática, o termo branding digital refere-se ao uso dos recursos tecnológicos para fazer a extensão do trabalho de marca que já acontece offline.

Deseja saber como e por que adotar o branding digital agora mesmo? Então confira este post até o final!

Pense omnichannel

Pensar omnichannel significa que sua marca deve estar preparada para mostrar sua essência ao consumidor em todos os canais de contato existentes:

Esses canais precisam estar alinhados à proposta de valor da marca e transmitir sua personalidade de forma coerente. Lembre-se de que o consumidor procurará sua empresa no meio que for mais conveniente para ele e, por isso, todos devem estar preparados para recebê-lo.

Enfim, o seu papel é oferecer uma experiência de marca positiva e coerente independente do canal escolhido!

Cuide da identidade visual

Que você deve preservar a identidade visual da sua marca, você já sabe. Cores, formas, fontes, tudo faz parte de uma construção que deve ser respeitada, independentemente do meio.

No entanto, o desafio do brading digital está em fazer a adaptação do offline para o online, pensando na melhor experiência para o usuário sem fugir do guidelline da marca.

Para isso, fique atento! Algumas cores não se comportam bem nos monitores, assim como certas fontes podem ser de difícil leitura quando exibidas em dispositivos mobile. Tudo isso deve ser considerado na hora de planejar a presença digital da sua marca, de forma que não se perca o alinhamento da identidade visual.

Promova experiências

Responda rápido: sua melhor lembrança tem a ver com um presente que você ganhou ou com uma experiência que viveu? Aposto na segunda opção! Afinal, quando vivenciamos algo, produzimos memórias marcantes que tendem a gerar vínculos emocionais.

Isso significa que a empresa deve trabalhar sua marca digitalmente para criar boas memórias. Você pode focar em uma boa experiência de compras, investir em um e-commerce eficiente ou promover interações com a marca por meio de games, lives nas redes sociais, webinários, ou mesmo na promoção de eventos offline com repercussão online.

O ideal é escolha ações que consigam transmitir a promessa da sua marca e que entreguem valor para quem participar. Fazendo isso, sua empresa será sempre uma lembrança positiva na mente de seus clientes.

Conseguiu aprender um pouco mais sobre o branding digital? As dicas apresentadas foram selecionadas para ajudá-lo a desenvolver sua marca no mercado. Não é por acaso que essa é uma das grandes preocupações das empresas contemporâneas, afinal, a estratégia contribui para o fortalecimento da imagem empresarial, para a construção de uma boa relação com o público e, claro, para o alcance de uma expressiva vantagem competitiva. Por isso, comece a colocar em prática o que aprendeu!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Pergunte para a gente nos comentários! Estamos prontos para ajudá-lo!

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