Como definir metas e objetivos de marketing para rede de franquias?

Publicado: 20 de abril de 2018

Antigamente, ouvíamos dizer que propaganda era a alma do negócio. Atualmente, é mais apropriado dizer que o marketing está entre os principais responsáveis pelo sucesso da maioria das organizações.

Entretanto, para alavancar qualquer estratégia, não basta apenar ter vontade. Os objetivos de marketing precisam ser muito bem definidos para que os esforços se convertam em êxito para você e sua empresa.

Pensando nisso, no post de hoje, reunimos algumas dicas para ajudar você a definir metas e objetivos de marketing para sua rede de franquias. Acompanhe!

Seja realista ao definir objetivos

Um dos desejos de todo dono de franquia é ver sua rede se expandindo em diversos pontos de venda, certo? Só que nenhum deles pretende deixar clientes insatisfeitos ou perdê-los ao longo desse processo.

Mas o que isso tem a ver com a definição de objetivos de marketing? Ora, se você quer elaborar estratégias para vender mais franquias e expandir seu negócio, deve ter em mente as reais capacidades de crescimento sem perder a qualidade do serviço e a identidade da marca.

Isso significa ter noção dos limites que seu corpo de funcionários consegue atender em comparação ao que já atende hoje e pensar no que é possível fazer a partir daí.

Tenha seu orçamento em mente

Marketing é um investimento que, se feito de maneira correta, garante lucros muito superiores aos gastos com ele. Na definição dos objetivos de sua rede, você precisa ter noção do seu orçamento para definir até quanto pode empregar e se será necessário fazer outros investimentos para atender às demandar criadas pelas ações de marketing.

Por isso, é necessário fazer um diagnóstico detalhado das finanças, levando em conta todos os setores da empresa, descobrindo onde, além do próprio marketing, é necessário alocar recursos.

Faça um diagnóstico das suas ações de marketing atuais

Para estabelecer novas metas e objetivos, é necessário avaliar onde estão concentrados os esforços das suas atuais ações de marketing, o quanto elas foram capazes de converter até agora, o quanto demandam de seus funcionários e orçamento.

Além disso, é preciso analisar outros aspectos que proporcionem uma visão do que deve ser mantido, deixado de lado ou melhorado. Com isso, você também terá clareza do que ainda pode ser feito a partir de agora.

Trabalhe com tempo

Existem metas de curto, médio e longo prazo, e, para alcançá-las, é essencial que esses prazos estejam claros e estabelecidos. Por isso, ao defini-las, é fundamental trabalhar com tempo para que sejam atingidas, até como forma de verificar se a estratégia está funcionando ao longo do processo.

Isso porque, caso seja possível perceber que um plano esteja falhando, você pode agir para alterá-lo a tempo de não perder o investimento. Mas é necessário também cuidar para que as metas não se tornem rígidas a ponto de estressar você e sua equipe.

Estabeleça metas objetivas e mensuráveis

Por último, é necessário que você esteja atento quanto à objetividade e capacidade de suas metas serem medidas. Objetivos muito abstratos dificilmente são colocados em prática, e investir em algo dessa natureza pode gerar desengajamento e frustração em você e sua equipe.

Quando os resultados e processos são palpáveis, as chances de que a motivação tome o ambiente de trabalho são muito maiores e, cada vez mais, novas metas e objetivos de marketing serão alcançados.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e confira como definir o orçamento de marketing digital da sua franquia!

preparado para impulsionar o seu negócio?
Pular para o conteúdo
TOPO