Como ter sucesso na gestão de marca de franquias?
Montar uma rede de franquias significa escalar um modelo de negócios bem-sucedido. No processo de expansão, a gestão de marca é crucial, ao fazer com que cada uma das unidades seja tão boa quanto a da matriz que fomentou a rede. Assim, a empresa preserva uma imagem consistente.
A gestão de marca é a administração da reputação do negócio a partir dos valores que os clientes recebem. É o que se concretiza por meio da comunicação da empresa, das características do atendimento, dos produtos e dos pontos de venda.
O relacionamento com o cliente se reforça quando esses detalhes da interação são pensados e executados de maneira a superar as expectativas. Para colocar em prática, reunimos alguns pontos de atenção para manter a consistência da marca mesmo durante períodos de intenso crescimento. Confira!
Identidade visual por todo lado
A identidade visual deve reforçar, em cada oportunidade, o posicionamento que a empresa pratica no dia a dia.
Desde a logo até o estilo dos uniformes, utensílios, embalagens e fachada, tudo deve contribuir para um ambiente harmônico que expresse cada uma das escolhas da marca (que são reflexo dos clientes).
Nesse contexto. a padronização não deve ser passada como algo burocrático, mas como orgulho de ser parte do que a marca representa e concretizá-la no cotidiano das operações.
Experiência no ponto de venda
O cliente é o princípio e o fim das decisões estratégicas das empresas. Ao identificar o papel que a solução oferecida pela marca exerce na vida do consumidor, ele deve ser desdobrado em assertividade para a projeção da loja, melhorando a experiência e consequentemente a satisfação dos clientes.
Se a busca é por praticidade, tanto o layout quanto o formato de atendimento precisam atender a essa expectativa. Isso é diferente de soluções sob venda consultiva, em que tais características seriam planejadas de modo a proporcionar conforto e espaços para abordagens mais longas.
Fomente clientes promotores
Há clientes cujo relacionamento com a marca atinge um ponto de satisfação que ultrapassa o convencional e as metas sobre a reputação da marca.
Quando o impacto da solução comercializada é surpreendente na vida do consumidor, será gerada a memória afetiva, que associa a marca ao momento de felicidade ou de realização, entre outros sentimentos positivos.
É preciso conhecer profundamente o cliente e trabalhar em melhorias contínuas para conseguir cativá-lo, para que ele não somente indique publicamente como também defenda a marca.
Exemplos de gestão de marca
Algumas marcas se destacam ao conseguir propagar a sua essência mesmo quando as lojas estão espalhadas por todo o território nacional. A escolha por observá-las e estudá-las pode trazer insights importantes.
O Boticário
Com a maior rede de franquias do Brasil, O Boticário é um exemplo de sucesso clássico. O posicionamento em promover a beleza é destacado em todas as vendedoras, que sempre estão maquiadas e encorajando a experimentação dos produtos nos recursos do ponto de venda.
Cacau Show
Focada na diversidade de experiências e descobertas proporcionadas pelo sabor do cacau, a marca Cacau Show também fortalece esse posicionamento com o visual merchandising das lojas, que valorizam a variedade de produtos, encorajando o consumidor a pegá-los pelo autosserviço.
Chilli Beans
A Chilli Beans sempre se associa aos artistas mais badalados, além de desenvolver produtos em design marcante, que exploram as máximas das tendências.
Essa marca mantém o estilo descontraído no formato de atendimento (tendo como uma das opções o quiosque), mas vai além: o perfil dos seus funcionários, o estilo do uniforme e a abordagem informal, levando a adequação ao público ao nível de nicho específico.
Ao entender melhor algumas franqueadoras reconhecidas e os pontos de atenção abordados pelo post, você já deve estar pronto para implantar melhorias no gerenciamento da sua franquia, não é mesmo?
E aí, gostou do texto sobre gestão de marca? Foi útil para você? Então aproveite e conheça cinco ferramentas para auxiliar a rotina administrativa!