As exceções podem comprovar as regras

Publicado: 28 de janeiro de 2023

Quando um empreendedor se baseia na regra, ele está arriscando seguir quase os mesmos caminhos dos seus antecessores, mas quando alguém apresenta uma exceção que “foge a regra” nós encontramos a validação da regra.

Aceitando a premissa de que toda regra tem exceções, podemos dizer que as exceções comprovam a regra.

Onde isso se aplica ao marketing digital?

As exceções podem antecipar o próximo passo dentro do mundo digital e eles muitas vezes inauguram as novas tendências. Por isso, quando ouvimos/lemos frases como “sempre fizemos assim”, devemos analisar com calma.

Tradicional ou inovador?

À medida que os meios de comunicação evoluem, os caminhos para se avançar no marketing digital mudam repentinamente. Aquilo que até então era válido, pode deixar de ser, e aquilo que antes era ultrapassado pode retornar. Mas nós nunca saberemos se não experimentarmos.

Por isso, experimentar pode ser inovador, seja para resgatar conceitos e estratégias antigas, ou tentar algo novo, inédito.

Mas o que é de fato inédito?

Comparemos uma pessoa que nasceu na década de 60, e outra que nasceu na de 90. A de 90 pode se encantar por um conceito concebido na de 60, e pode passar a atuar ou produzir como os de 60, e isso por ser inovador para aqueles que vieram depois. Pois provavelmente, quem nasceu na de 90, nunca nem viu o que foi produzido ou consumido nos anos 60.

Esse resgate pode ser inédito na ótica da geração de 90, e pode impulsionar uma “moda” antiga como algo reconstruído. Ou até mesmo desconstruído e apresentado como uma revisão daquilo que era comum há anos atrás mas que hoje se apresenta como novo.

O novo só é novidade para quem nunca experimentou

Quem nunca experimentou um doce que é produzido há séculos, pode experienciar uma novidade, pois aquela receita é inédita para ele.

Dessa forma, podemos dizer que o inédito é renovado de forma individual. E quando pensamos em gerações, aquelas que nunca tiveram contato com o produto final, se surpreenderão com algo inédito.

Muitas inovações nascem do resgate

O resgate daquilo que foi promovido no passado pode – e provavelmente é – ser inovador para aqueles que nem sequer tiveram o contato. Às vezes, as soluções do passado resolvem mais problemas do que as que temos em mãos e isso é um resgate benéfico.

O futuro acontece quando as exceções superam as regras

É lógico: se aquilo que era exceção passa a ser a nova regra, a substituição se dá de forma natural.

O pioneiro enfrenta as adversidades e objeções, mas logo é acompanhado por aqueles que percebem essa transição.

O caminho pro futuro é revisar e experimentar

A revisão do passado pode jogar luz ao futuro, mas a experimentação pode ampliar os horizontes daqueles que inovam.

Inovar ou Renovar?

Essa é a questão. Soluções novas para problemas antigos é inovação, mas pode acontecer de que soluções antigas para problemas novos podem renovar as perspectivas.

Devemos estar atentos para essas nuances.

São elas que nos educam a experimentar aquilo que já foi feito, validar ou não, e dar andamento aos processos que podem gerar novos ou “renovos”.

Renovos?

Todos os conceitos e lições aprendidas no passado podem responder à diversas dúvidas do presente. Por isso, é importante considerar a história das estratégias. Delas podem surgir inspirações para novas e/ou conduzir ao resgate daquilo que historicamente funciona.

Qual estratégia escolher? Para onde olhar?

Fale com nossa equipe clicando aqui!

Nós vamos te ajudar a identificar os caminhos com maior tendência a dar certo. E vamos te auxiliar usando metodologias modernas e tradicionais a traçar o melhor caminho para a sua marca ter sucesso.

Minha marca vai ter sucesso ?

Vamos conduzir sua marca pelos caminhos mais prováveis de ter sucesso, sejam eles os tradicionais ou os modernos. Tudo vai depender do seu nicho, do seu processo, mas estamos preparados para identificar e apontar os caminhos que podem funcionar de modo mais eficaz, efetivo e eficiente.

preparado para impulsionar o seu negócio?
Pular para o conteúdo
TOPO