Estratégias para trabalhar o branding da empresa
Você já se perguntou por que algumas marcas se destacam mais do que outras? Isso acontece porque o sucesso de uma empresa vai muito além do que os produtos ou serviços que ela oferece, trata-se da forma como a imagem dela é feita e propagada na cabeça do público.
Se alguém te pedisse para falar a primeira marca de refrigerante que vem na sua lembrança, há grandes chances de a resposta ser “Coca-Cola”. E isso acontece graças à forma de trabalhar as mensagens que a empresa transmite. É o que chamamos de branding!
O que é branding?
O branding é uma estratégia de gestão de marca, que tem como objetivo fazer com que ela seja reconhecida, lembrada e desejada pelo público. É um trabalho feito em conjunto e que envolve a análise de comportamento do consumidor, a identidade e tom de voz da marca, além de outros fatores internos e externos que influenciam na imagem que será transmitida pela empresa.
Qual a sua importância?
Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, é preciso trabalhar estratégias para gerar a identificação do público com a marca, além de criar uma imagem positiva e que permaneça na lembrança sempre que pensar em algum segmento ou produto.
Por isso, o branding é tão importante nos dias de hoje. Ele é o responsável por criar um diferencial competitivo para sua marca e fazer com que ela se destaque dos concorrentes, além de influenciar na decisão de compra e na fidelização dos clientes.
Agora que você já sabe a definição e importância do branding, a pergunta que não quer calar é: como trabalhar estrategicamente o branding da minha empresa?
Estes são alguns dos pontos essenciais para o desenvolvimento de uma boa gestão de marca:
1. Objetivos
Antes de qualquer ação que envolva a divulgação de uma empresa ou marca, é preciso definir quais são os objetivos a serem alcançados. Ao definir o que você deseja conquistar, é mais fácil saber o que é preciso para chegar lá. Com o branding não é diferente e precisamos de objetivos claros e bem definidos para aplicar as estratégias mais assertivas.
2. Identidade visual
Após a etapa de entendimento dos planos e objetivos de comunicação, vamos ao segundo importante passo: a criação da identidade visual, ou seja, a cara da marca.
Ela é extremamente necessária para este processo, afinal, é ela quem dita a forma como a empresa vai se comunicar e aparecer para o público, influenciando também a maneira como ela será reconhecida e lembrada.
Estão inclusos na identidade visual o logotipo, cores, fontes, slogan, formas e outros elementos que representem a marca e seus valores.
3. Personalidade da marca
Além dos elementos visuais, que compõem a identidade, a personalidade da marca funciona como um complemento mais complexo de identificação. Ela se baseia em dois elementos: a brand persona e o tom de voz.
Brand persona é um conceito utilizado para definir um personagem fictício que representaria a sua marca. Assim, fica fácil imaginar como será a personalidade dela e, consequentemente, mais fácil de enxergar interações e agregar valor para a experiência do consumidor.
Quanto ao tom de voz, trata-se da linguagem que será utilizada nos canais de comunicação e conteúdo. É preciso definir se a marca terá um tom mais formal ou coloquial, além de todos os detalhes, como gírias e expressões próprias.
4. Comunicação externa
Por fim, como uma forma de unir todos os pilares citados acima, precisamos pensar na comunicação externa. Isso quer dizer que, os elementos de identidade visual, tom de voz e personalidade da marca precisam ser inseridos na comunicação com o público, por meio de site, redes sociais, anúncios, atendimento e quaisquer outros materiais e conteúdos que conversem com o possível cliente.
Invista na sua empresa
Todas as grandes marcas investem em estratégias de branding para se manterem ativas no mercado e na lembrança de seus clientes. Mas, atualmente, até mesmo as pequenas empresas estão cada vez mais ligadas e conscientes de que este é mais um elemento obrigatório para obter destaque e sucesso.