Há pouco tempo, todos os esforços de SEO eram voltados para fazer com que um site aparecesse na primeira posição do Google. Hoje, o foco é dividido com os featured snippets.

A posição zero roubou a cena e tornou-se objeto de desejo daqueles que entendem a importância do marketing digital para sua empresa. Se você está se perguntando o que é isso, siga com a leitura!

O que são featured snippets?

Trata-se da melhor resposta que o buscador encontra para o termo pesquisado. Ele aparece no topo da página de resultados, destacado em um quadrado, antes da primeira posição, e o trecho do conteúdo que esclarece a dúvida aparece ali mesmo. Ou seja, sua marca ganha mais exposição!

Ainda assim, surgiram dúvidas sobre a possibilidade dos featured snippets diminuírem as taxas de cliques, já que, dependendo da palavra-chave buscada, a resposta pode ser obtida ali mesmo. Mas a verdade é justamente o contrário! Estudos comprovaram que os sites que alcançaram a posição zero aumentaram de 20 a 30% seu tráfego orgânico.

Outra boa notícia é que seu site pode chegar ao topo mesmo se não estiver na primeira posição. Quer saber como? Então confira as melhores práticas para se destacar!

Utilize palavras-chave long tail

Conteúdos sobre termos específicos têm mais chances de figurar na posição zero do Google. Isso acontece porque o volume de buscas, que, para esse tipo de palavra-chave, não costuma ser muito alto, não é um fator determinante.

Quanto mais específico for seu texto, mais fácil será para o buscador identificar um trecho com a resposta perfeita para o que foi pesquisado.

Otimize SEO on page

Não esquecer de seguir as técnicas de SEO on page é fundamental. Certifique-se que sua página está totalmente otimizada de acordo com as práticas mais recentes divulgadas pela Google.

Vale ressaltar que se você alcançar a primeira posição, significa que seu conteúdo está dentro do que os algoritmos buscam e as chances de aparecer como featured snippet serão ainda maiores. Por isso, otimize pensando nos dois objetivos.

Crie conteúdo aprofundado

Outro ponto extremamente importante é o tamanho do seu conteúdo. Ele deve ter, ao menos, 1.500 palavras, mas o ideal mesmo é que tenha mais de 2.000. Textos curtos e superficiais possuem menos chances de conquistar a posição zero.

Lembre-se que se alguém busca por um termo long tail, provavelmente deseja que todas as suas dúvidas sejam respondidas em um único lugar. Por isso, capriche na relevância, explore o assunto ao máximo e foque em responder o que foi pesquisado de forma esclarecedora.

Use listas e tabelas

Até agora foram mostrados três tipos de featured snippets: parágrafos, listas e tabelas. Assim, além dos textos com boa escaneabilidade e conteúdo pertinente, é hora de diversificar o formato e apostar em listagens e quadros.

Claro que nem toda palavra-chave vai permitir isso, mas, sempre que possível, organize utilizando listas — elas são o segundo tipo que mais aparece na posição zero. Em terceiro, estão os quadros e as tabelas. 

Quando se trata de conseguir destaque no Google, não existe receita pronta. Mas, seguindo nossas dicas, com certeza suas chances vão aumentar muito!

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