Links patrocinados: o que são, por que e como utilizá-los?

Publicado: 8 de maio de 2018

Você sabe como os links patrocinados podem ajudar sua estratégia de marketing? Por meio de um planejamento bem-feito é possível criar estratégias específicas para alcançar os objetivos propostos e, na maioria das vezes, o link patrocinado é uma excelente opção para atrair um público segmentado. 

Diferentemente das buscas orgânicas, os links pagos são ações que entregam ao usuário exatamente o que ele está procurando. Por isso, essa estratégia é muito utilizada por anunciantes para a venda de produtos e serviços, sendo mais eficaz quando o visitante já está na fase de decisão da sua compra. 

Veja, neste post, o que são e como utilizá-los em seu negócio. Boa leitura!

O que são os links patrocinados? 

É possível criar links pagos por meio de ferramentas e sites de busca. O Facebook Ads e o Google AdWords são as opções mais utilizadas. As empresas pagam por cliques em palavras-chave, por envolvimento, visualizações e conseguem segmentar o público nos gerenciadores das plataformas. 

Os anúncios podem ser separados por categorias: 

  • CPC (custo por clique) — o anúncio é pago a cada clique no link;
  • CPM (custo por mil impressões) — o anúncio é pago a cada mil visualizações ou impressões; 
  • CPA (custo por ação) — o anúncio só será pago quando o usuário realizar uma ação no site; 
  • CPV (custo por visualização) — o anúncio é pago a cada visualização. 

Qualquer empresa consegue investir em mídia paga, uma vez que não há valores mínimos para o investimento. Os valores escolhidos dependerão dos objetivos da marca e do valor da palavra-chave naquele momento.

Por que devo investir em links pagos?

Os links patrocinados fazem parte da estratégia de marketing para aumentar o tráfego de um site. Atualmente, a forma mais utilizada para aumentar esse acesso é o tráfego orgânico, ou seja, o acesso de forma gratuita sem o uso de anúncios. Mas os links pagos podem ser importantes aliados para converter leads no fundo do funil e de forma mais rápida.

Conquistar clientes digitalmente envolve a construção das etapas do funil de vendas. A empresa deve atrair tráfego, gerar leads, nutri-los e, por fim, realizar a venda. Alguns contatos que já estão certos de suas escolhas podem ser persuadidos a concluir a venda caso vejam um anúncio pago no Facebook ou ao realizar uma pesquisa no Google.

Por isso, o melhor caminho ao investir é encontrar o equilíbrio entre estratégias do marketing orgânicas e pagas. 

Como utilizar os links patrocinados? 

Os links patrocinados são fáceis de mensurar, pois os gerenciadores oferecem métricas avançadas que possibilitam também o cálculo do ROI. Além disso, os anúncios se mantêm editáveis, o que possibilita a otimização dos ads, caso o resultado não esteja alinhado às expectativas.

Facebook Ads

No caso do Facebook, os anúncios podem aparecer em várias posições: feed do usuário, canto direito da tela, dentro do messenger ou durante exibição de vídeos. Diferentemente do Google, no Facebook é possível utilizar textos e imagens nos anúncios.

Além do mais, essa plataforma oferece maiores possibilidades de segmentação dos usuários como: gênero, idade, localização, interesses, curtidas relacionadas, entre outros. Se comparado com os anúncios do Google, as conversões do Facebook são menores, pois não oferecem tanta exatidão em relação à etapa em que o lead está. 

Google AdWords 

Os links pagos podem aparecer nos buscadores, como no caso do Google. Os anúncios aparecem em forma de texto simples quando um usuário realiza uma busca por uma palavra ou termo específico. Normalmente, os primeiros resultados são providos dos links patrocinados. 

A plataforma apresenta uma segmentação mais limitada e oferece a compra de palavras-chave específicas. O gerenciador mostra, por meio de um leilão, o valor daquela palavra e qual o nível de busca pelos usuários, ou seja, palavras muito buscadas tendem a ser mais caras do que outras. Portanto, caberá analisar qual a melhor estratégia para aquele momento.

Algumas marcas disponibilizam verbas fixas para cada uma dessas plataformas. Em outros casos, preferem utilizar uma verba fixa para o Facebook e, ao lançar um produto, landing page ou criar um conteúdo que precisa de destaque, utilizam o Google AdWords.

Agora que você já sabe como utilizar links patrocinados, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades?

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