Marketing de influência: quais as oportunidades e os desafios para o seu negócio?
As marcas estão usando influenciadores em suas estratégias de comunicação e isso não é novidade em nosso cenário atual, porém muitas empresas ainda encontram dificuldades no processo. Com isso, iremos pontuar alguns pontos de oportunidades e pontos de desafios para se fazer um marketing de influência corretamente.
Desafios
Métricas
Uma das principais barreiras que as empresas encontram no marketing de influência é a falta de conhecimento sobre métricas específicas para verificar o retorno em relação ao investimento.
Conteúdo visual
Outro grande desafio, é o de expandir suas campanhas para além do conteúdo visual. A maioria das marcas estão optando pelo conteúdo visual em grande escala e acabam competindo pelos mesmos espaços com outras empresas/marcas. Por exemplo: As redes sociais mais utilizadas em campanhas de marketing de influência são o Instagram e o Youtube.
Influenciadores com exposições negativas
Muitas marcas já foram afetadas por estarem associadas a influenciadores que tiveram exposições negativas. Também há os casos dos influenciadores que não querem estar associados a certas marcas, pois podem ocorrer ruídos na comunicação entre a marca e o influenciador, fazendo com que uma das partes não corresponda ao que foi proposto no contrato.
Oportunidades
Novas Plataformas
Tem muitas oportunidades nas campanhas com influenciadores digitais, que é o método de aquisição de clientes que mais cresce no mundo. Com os desafios pontuados sobre a questão das marcas estarem competindo no mesmo espaço, existem oportunidades também em outras plataformas, por exemplo, Podcasts ou o Tik Tok.
Execução e gerenciamento de campanhas
Em questão dos desafios listados acima, muitas empresas não conhecem ferramentas digitais que possam auxiliá-los na execução e gerenciamento de campanhas com influenciadores. Esse é um fator bem importante no andamento de uma campanha.
Trabalho Contínuo
Como se sabe, a regularidade da comunicação é fundamental para a fixação da mensagem. Então as marcas precisam considerar a possibilidade de ter um trabalho contínuo com influenciadores que dividem a mesma opinião e princípios, para a campanha gerar evolução da marca e manter seu público sempre conectado e fazer com que a empresa seja sempre lembrada por eles.
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