Marketing: deixe seu público participar!

Publicado: 29 de maio de 2014

Se você está por dentro das novidades e tendências relacionadas ao marketing, principalmente ao Marketing Digital, sabe que interação, público, criatividade e inovação são as bases de qualquer boa estratégia.

Interação é uma das regras fundamentais para a internet, mas conseguir captar a atenção do seu público-alvo requer cada dia mais uma nova pitada de criatividade.

Por isso que só comentar sobre os assuntos de interesse do seu público, pode não ser o suficiente para conquistá-lo.

publico

Às vezes é preciso deixar que seus clientes tenham voz na empresa e, claro, que eles saibam disso!

A nova tendência do Marketing

Algumas empresas já perceberam que apenas o famoso arroz com feijão não é o suficiente para explorar o marketing, muito menos em sua vertente digital e, por isso, criaram ações inovadoras, onde o público tem voz e poder na empresa.

Oferecer poder ao cliente mostra que a empresa está disposta a melhorar por ele, de modificar o seu funcionamento ou estrutura para satisfazê-lo.

Esse tipo de pensamento na hora de elaborar um plano de marketing tende a se tornar cada vez mais necessário em um mundo onde a tecnologia está presente até nos pequenos momentos e, dessa forma, cria-se tantas informações que é praticamente impossível para o público absorver todas elas.

Criar um vínculo com o cliente é essencial e, hoje, uma das melhores formas de fazer isso acontecer é permitir ao seu cliente se tornar parte da sua marca e, consequentemente, um embaixador dela para o restante do público.

Exemplos de Marketing

A Heineken, uma empresa que já tem a criatividade como base em toda a sua comunicação, recentemente promoveu um concurso no Twitter em que pedia para os internautas mandarem tweets com ideias insanas para um filme da W+K de Nova York.

A ideia vencedora saiu do feed do Twitter e realmente virou um filme da marca. O vencedor ganhou o direito de ir ao festival e ainda de quebra teve a chance de “tietar” o ator Robert De Niro.

Outro case a ser analisado é a campanha “My Burger” do McDonald’s do Reino Unido que através da ferramenta “burger builder” incentiva seus clientes a criarem seus próprios hambúrgueres.

Os donos das 12 combinações mais votadas se juntaram aos chefs da cozinha de teste do McDonald’s do Reino Unido e, após uma curadoria, as cinco melhores serão selecionadas para integrar o cardápio de 1.200 restaurantes da empresa.

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Para pequenas e médias empresas

Muitos empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas costumam achar que a inovação é uma característica específica para as grandes empresas, o que obviamente não é verdade.

Na realidade são esses os negócios que mais devem se apoiar em uma boa estratégia de Marketing para crescerem.

É claro que nesse ponto devemos ser realistas e elaborar ações compatíveis com o porte e budget do negócio, mas é realmente importante que as empresas comecem a dividir com o cliente o seu caminho a ser trilhado em busca do sucesso.

Por exemplo, já pensou em deixar o seu cliente ajudar a escolher o próximo produto que irá entrar em promoção na loja através de uma votação no Facebook ou Twitter?

Lembre-se sempre que algumas pequenas ações de marketing podem estruturar uma grande comunicação.

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