Mercado D2C: novo conceito do e-commerce

Publicado: 14 de novembro de 2022

Sabemos que no Mundo do Marketing é cheio de siglas, não é mesmo? E nos negócios não é diferente. Sempre nos deparamos com as siglas B2B e B2C numa conversa, em uma reunião formal, etc. Agora a pouco tempo a sigla D2C chegou e vem ganhando espaço. Vamos entender o que ela significa?

D2C: Direct to Consumer

Representa vendas diretamente para o consumidor final. Ou seja, as indústrias ou distribuidores vendem suas mercadorias diretamente para o seu público final. Com o crescimento do comércio online, o D2C é uma ótima opção para aumentar as vendas da indústria.

Prós do D2C

No momento em que a indústria vende direto para o consumidor final, automaticamente seu público expande e, consequentemente, suas vendas crescem.

Identifique sempre quem é sua persona. Como o perfil do seu cliente tem que ser para se tornar um cliente ideal? Então, você como indústria tem que ter essa estratégia bem estruturada.

Intermediários

Assim que você definir tornar sua empresa em um modelo D2C, facilitará o processo para que o produto chegue ao destinatário final. Reduzindo a quantidade de intermediários, você pode tornar os preços mais atrativos para os clientes.

Vendas Online

O passo a passo de criar um e-commerce para o seu negócio é bem mais prático do que abrir um espaço físico. Com uma estratégia bem alinhada, é possível aumentar as vendas.

Contras do D2C

O modelo D2C mesmo possuindo pontos positivos bem relevantes, também tem seus pontos negativos.

Clientes antigos

Eles podem estranhar essa modalidade e enxergar seu negócio como concorrente que oferece preços mais competitivos. E para evitar esses constrangimentos, verifique qual produto você irá vender para o consumidor final. E um ponto bem importante: Que eles não sejam os mesmos que você fornece a outras lojas.

Documentação

Caso o seu contrato social limite seus negócios, você terá que fazer alterações ou até criar um novo CNPJ.

Mudanças na estrutura

Para vender para outros públicos, você precisará mudar algumas questões na estrutura da empresa. Por exemplo, o estoque. Entrando produtos diferentes para o seu novo público, será necessário montar um novo estoque ou também para poupar certos custos, pode verificar a possibilidade de se ter um controle mais rígido para dar conta de toda a organização.

Lembrando que o modelo D2C pode ser um grande diferencial e aliado na hora de aumentar as suas vendas. Mas sempre estar atento e tomar alguns cuidados para que dê certo em cada etapa.

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