Monitoramento das redes sociais: sua empresa faz?
Hoje vamos falar um pouco sobre o monitoramento das redes sociais, uma das áreas do Social Media Marketing que muita gente deixa de lado, mas é importante lembrar que nos dias atuais onde o consumidor 2.0 reina nas paradas de compras, este item deve ser indispensável no trabalho.
Consumidor 2.0
Antes de entrarmos a fundo no assunto monitoramento é importante apresentar o que chamamos de consumidor 2.0. Como fonte de inspiração e fácil entendimento assistam a vídeo da Humantech que explica perfeitamente o conceito na prática:
Monitoramento das redes sociais, é de comer ou beber?
Sua empresa posta conteúdos interessantes com frequência e tem uma boa quantidade de pessoas participando de suas redes? Mas mesmo assim você se pergunta o por que isso ainda não gerou resultados efetivos em visitações ao seu site, loja, ou empresa?
Isso pode ser falta de monitoramento, ou a ação de monitoramento das redes sociais é feita incorretamente.
Muita gente acha que apenas acompanhar o que as pessoas falam na timeline da sua empresa é monitorar e engajar, mas não é. Se sua empresa acompanha as redes sociais dessa forma fique atento, pois você está fazendo isso errado!
Mas muita calma nessa hora, é possível correr atrás do prejuízo e monitorar de fato a sua marca e até mesmo seus concorrentes na web, e através do conteúdo encontrado transformar as pessoas que estão falando sobre o assunto em leads e ou até advogados da sua marca.
Por onde devo começar?
É extremamente importante traçar estratégias e buscar o que é que você deseja monitorar, é relacionar termos inteligentes sobre seu negócio para que tenha coerência o seu monitoramento.
Além disso podem ser feita estratégias para monitoramentos específicos como:
- Marca
- Produto/Serviço
- Campanhas
- Concorrência
Uma agência focada nesse tipo de ação pode te ajudar a traçar estratégias de resultados para esse monitoramento, fazendo valer assim o seu ROI.
Hoje o mercado disponibiliza várias ferramentas para utilização nesse processo e captação das ocorrências sobre as palavras e termos chaves para o monitoramento das redes sociais. O profissional de social mídia da sua empresa ou agência especializada poderá indicar o melhor de acordo com o seu caso e estratégia.
Algumas grandes corporações tem o monitoramento como grande preocupação e inclusive monta equipes dedicadas para esse trabalho, trazendo cada vez mais o seu público para perto e com isso gerando novos produtos, melhor atendimento ao consumidor, e embaixadores da sua marca.
Desenvolvido por: Equipe Inova House
E você já monitora a sua marca? A Inova House pode te ajudar a iniciar esse trabalho.
Acompanhe a Inova House nas Redes Sociais