Por que os vídeos se tornaram o foco do marketing digital?

Publicado: 1 de setembro de 2022

Com certeza você já ouviu ou leu em algum lugar da internet que os vídeos são o futuro do marketing. Mas, por que todo mundo está falando disso ultimamente?

Já é óbvio que a internet é uma ferramenta indispensável para a maioria das atividades que realizamos no dia a dia, e não seria diferente com a publicidade e o marketing. Afinal, estamos totalmente conectados, independentemente do momento ou lugar.

Após o crescimento do YouTube e a evolução dos streamings, as redes sociais já existentes, como o Instagram e Facebook, passaram a olhar mais para os conteúdos audiovisuais. A evolução dos vídeos foi tão rápida e significativa, que surgiram novas redes dedicadas apenas a este tipo de conteúdo, como o TikTok, que faz muito sucesso e não para de crescer.

A realidade é que, cada vez mais, o público busca por interações. Os usuários da internet estão cansados de conteúdos estáticos e que conversem com eles através de um movimento único, vindo do produtor. Eles querem participar, conversar e se sentir parte daquele momento, e o vídeo proporciona isso.

Segundo o relatório “Inside Video 2022”, da Kantar IBOPE Media, 63% do investimento publicitário no Brasil em 2021 foi concentrado em formatos de vídeo. Além disso, 98% das pessoas no País assistiram a conteúdos de vídeo no primeiro trimestre de 2022.

Estes dados comprovam que uma narrativa bem construída, com um storytelling criativo é extremamente mais envolvente e gera muito mais engajamento do que imagens ou artes estáticas.

Outra vantagem que a evolução dos vídeos online nos trouxe foi a facilidade e economia de veiculação. Afinal, publicar uma campanha ou conteúdo em vídeo em uma mídia tradicional, como a TV, exige um valor de investimento muito alto. Na internet precisamos considerar apenas o custo de produção e podemos obter um alcance ainda maior, de acordo com o público-alvo.

Por isso, não consideramos os conteúdos em vídeo como o futuro do marketing, e sim como o presente. É preciso estar atento às mudanças para adequar as linguagens da comunicação e poder sempre atingir o público da melhor forma.

preparado para impulsionar o seu negócio?
Pular para o conteúdo
TOPO