Redes Sociais: descubra o que leva o consumidor a seguir a sua marca!

Publicado: 28 de novembro de 2018

Seu público-alvo segue sua marca nas redes sociais? Você sente que não está conseguindo a visibilidade que queria? Não precisa se preocupar, muita gente não sabe, mas existem fatores que podem fazer seu número de seguidores nas redes sociais crescerem consideravelmente.

Quer descobrir quais são? Acompanhe nossa matéria a seguir e descubra como atrair seguidores fieis para o seu produto ou serviço no universo online.

De acordo com uma pesquisa online realizada pela MarketingSherpa, de 20 a 24 de Agosto de 2015, com consumidores dos Estados Unidos, a razão número um que leva o consumidor a seguir uma marca nas redes sociais é obter promoções e cupons, regularmente.

descontos

Mas isso não é tudo

A metodologia usada pela MarketingSherpa basicamente consistiu em:

  • Perguntar por quais razões você segue, curte e/ou se conecta com as marcas nas redes sociais.
  • Analisar as diferenças demográficas, obtendo como resultado, alguns gráficos representativos.

85% dos consumidores usam redes sociais

Desses, 58% dizem seguir as marcas através das redes sociais.

Porém, como diz a própria MarketingSherpa, não surpreendeu o resultado de que as gerações mais antigas utilizam menos as redes sociais do que as gerações mais novas.

As mulheres usam mais as redes sociais

87% são mulheres e 82% homens nesses dados. Delas, 61% dizem seguir as marcas através das redes sociais, contra 55% dos homens.

A renda não é um diferenciador significante

Apesar disso, pessoas que recebem menos de 50 mil dólares por ano, compõem 62% do público das redes sociais, enquanto que as pessoas que recebem entre 75 e 99 mil são 53% desse público.

As mães e os pais usam mais as redes sociais

Das pessoas com filhos, 93% usam mais as redes sociais do que aqueles que não são pais, 81%.

Mas o dado mais interessante é que 77% dos pais e/ou mães dizem seguir marcas nas redes sociais, já pessoas sem filhos, apenas 49% seguem marcas.

Ou seja, essa informação salta aos olhos de qualquer um que trabalhe com o segmento de “filhos”.

Motivações para seguir as marcas

Entre os grupos, os Millenials  (18-34 anos) e as próximas duas faixas de idade, as motivações não são diferentes de forma significativa.

As três faixas de idade levam em consideração, para seguir ou não uma marca:

  • Incentivos, tais como: descontos, sorteios e promoções
  • Amigos ou parentes estão seguindo
  • Para obter contato direto com a marca, devido a um problema ou questão relacionada a ela
  • Ter visto algum ícone da marca durante alguma interação

Porém, não podemos nos animar muito. Afinal, os incentivos parecem não determinar o aumento da popularidade de uma marca conforme a faixa etária aumenta.

Parece que quanto maior for a idade, o foco do público tende a valorizar ações mais objetivas.

Os itens a seguir impactam menos como motivação para seguir as marcas e decaem à medida que migramos (para cima) de uma faixa etária a outra.

  • a popularidade de algum conteúdo de entretenimento,
  • o estilo de vida representado pela marca,
  • a divulgação de experiências boas com a marca,
  • ações de caridade
  • quantidade grande de seguidores

Conclusões

Os outros fatores da pequisa e demais informações podem ser encontrados aqui. Com base no apresentado, vemos que o fator determinante nas mais diversas faixas etárias, e demais características demográficas é mesmo a oferta de incentivos e de conteúdo útil, de fato.

Gostou dessa matéria e quer saber como tornar sua marca relevante para atrair uma fatia desse público consumidor? Então confira também nosso post sobre a importância de se fazer um bom branding digital e por que deve adotá-lo agora mesmo.

preparado para impulsionar o seu negócio?
Pular para o conteúdo
TOPO