Segmentação de leads: o que é e como realizar para gerar resultados

Publicado: 28 de agosto de 2022

Os leads são as pessoas com as quais você já tem algum tipo de contato, pois demonstraram interesse em seu negócio. Eles são extremamente importantes para o processo comercial, afinal eles são uma ferramenta para estreitar relacionamentos e atrair novos clientes para o seu negócio. 

E a melhor forma de criar conteúdos adequados e gerar uma comunicação eficiente é fazendo a segmentação. Neste texto, trouxemos algumas dicas para entender melhor sobre a segmentação e como colocá-la em prática para obter melhores resultados.

O que é a segmentação de leads?

É o processo de classificar os contatos de leads em grupos, por meio de características em comum. O objetivo é alinhar os interesses e necessidades entre eles para produzir uma comunicação mais assertiva e aumentar a probabilidade de conversão.

A segmentação pode ser feita tanto por empresas B2B quanto B2C, mas é importante entender que ela só faz sentido quando o negócio possui uma grande lista de leads na sua base interna e precisa segmentá-los para otimizar a comunicação.

O propósito da segmentação de leads é identificar as características do comportamento dos mesmos. Afinal, a nutrição de leads não pode acontecer de forma homogênea, adotando apenas um tipo de linguagem para todos. Ter formas diferentes de falar com públicos diferentes, além de ser mais efetivo, faz com que eles se sintam valorizados.

Como realizar a segmentação?

Este processo exige um planejamento prévio para entender como será executada cada uma das etapas a seguir:

Coleta de dados – ela pode ser feita através de formulários em sites, pesquisas e cookies de rastreamento.

Critérios de segmentação – após coletar os dados de perfil dos leads, é preciso determinar quais serão os tipos de segmentação a serem utilizados. Eles podem se basear nas preferências de compra, histórico de navegação, etapa no funil de vendas, interação com a marca e até nos dados demográficos.

Refinamento do conteúdo – depois de passar por todas as etapas anteriores, é preciso unir o conhecimento sobre os leads com as habilidades de copy para criar conteúdos que atraiam eles.

Vantagens do processo

Quando bem feita, a segmentação de leads traz diversos benefícios para o time de marketing e vendas, como:

  • Otimização da nutrição, com uma comunicação mais precisa
  • Identificar melhores oportunidades para vendas
  • Qualifica para o processo de vendas
  • Reduz o custo de aquisição de cada cliente
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