
Veja 5 dicas para criar uma identidade visual na rede de franquias
Desenvolver a identidade visual em franquias é transferir para a marca todos os valores em que sua empresa acredita, reunindo elementos que ajudem a comunicar a identidade da empresa.
Cores, design e demais elementos fazem parte da identidade da franquia e devem corresponder à percepção que você deseja que o público tenha a respeito da marca.
Caso queira que a sua franquia seja vista como jovem e inovadora, é preciso criar uma identidade visual que esteja alinhada com essa proposta.
Curioso para saber mais dicas sobre como criar uma identidade visual em franquias? Fique conosco!
1. Comece pela unidade piloto
A primeira unidade da sua franquia serve de modelo para todas as demais, portanto é nela que você trabalha arduamente para criar uma identidade visual para toda a rede.
A contratação de profissionais especializados em identidade visual é um fator determinante para o sucesso dessa empreitada, pois nem sempre reunimos todas as competências necessárias para fazer esse trabalho.
2. Dê personalidade à sua marca
Cores, fontes, formas e até os espaços em branco são importantes na construção da identidade visual de franquias. Como você já deve ter ouvido falar, a psicologia das cores traz os significados das tonalidades, como elas impactam as pessoas e como podem ser usadas para que uma empresa atinja seus objetivos.
As fontes utilizadas têm o mesmo efeito: não é apenas o significado de uma palavra, mas os contornos, o conjunto harmonioso formado por todos os elementos é que constitui o que sua marca é para os consumidores.
3. Seja diferente dos demais
Sempre nos inspiramos em marcas de sucesso quando abrimos um novo negócio. Mas o desejo de ser bem-sucedido não pode fazer com que você queira copiar a identidade visual de outras empresas.
Como afirmamos anteriormente, a sua marca deve ser única, com uma identidade visual reconhecida onde quer que as suas unidades estejam implementadas.
Como exemplo, podemos citar marcas como McDonald’s e Nike. Ao ver os logotipos dessas empresas, reconhecemos de primeira.
4. Vá além do logotipo
Muitas pessoas pensam que a identidade visual em franquias se limita ao logotipo da empresa, mas não é assim. Ela envolve todo o arranjo do espaço, desde as cores das paredes até o tipo de uniforme usado pelos colaboradores.
Envolve, ainda, o material gráfico da franquia, como cartões de visita, portfólios impressos e fontes usadas em documentos internos. Pode estender-se à linguagem utilizada pelos funcionários em comunicações escritas.
Para fazermos um comparativo, avalie como um banco tradicional costuma comunicar-se com seus clientes e como a empresa Nubank, que também é da área financeira, faz isso.
5. Seja simples
A máxima “menos é mais” é bastante válida ao criar identidade visual em franquias. Para que as pessoas lembrem facilmente da sua empresa, é preciso transmitir muito significado com poucos elementos.
Vale reforçar novamente que profissionais especializados são os mais indicados para fazer isso, pois eles conseguem condensar todos os valores da sua empresa em uma identidade visual relevante e alinhada com a sua proposta de valor.
Curtiu este post? Então siga-nos nas redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter) para ficar por dentro das novidades!