5 ferramentas de gestão de negócios que franqueadores devem usar

Publicado: 7 de maio de 2018

As franquias vêm ganhando espaço no mercado brasileiro, mas somente investir em uma marca conhecida não garante rentabilidade e bons resultados. Para alcançar o sucesso, o gestor deve investir em ferramentas de gestão de negócios.

Essas ferramentas otimizam processos em franquias, economizando tempo e dinheiro. Por isso, trouxemos neste post algumas dicas valiosas para melhorar a gestão de negócios da sua franquia. Confira!

Como fazer a gestão de negócios?

Uma franquia só atinge o sucesso quando a equipe e as metas estão alinhadas. Para realizar uma boa gestão, o gestor deve conhecer bem a sua empresa e o ramo da franquia a qual pertence. Ou seja, é preciso identificar os erros, falhas, fraquezas, bem como reconhecer os pontos positivos. Essa análise ajudará a traçar objetivos palpáveis e desenvolver pontos de melhorias.

Essa gestão integrada mobiliza desde a construção do planejamento, alinhamento com a equipe, valores da empresa, logística, organização das finanças, entre outros. Para facilitar essa gestão, existem alguns métodos e ferramentas, veja quais utilizar na sua franquia.

Quais ferramentas de gestão de negócios devo utilizar?

Existe uma série de ferramentas e metodologias no mercado, cabendo ao gestor identificar qual se encaixa melhor nas demandas da franquia e no investimento disponível. Uma vantagem é que a maioria das plataformas pagas oferece um período de teste e uma equipe disponível para ajudar a tirar qualquer dúvida quanto ao funcionamento.

1. Central do Franqueado

Essa plataforma surgiu da necessidade das franqueadoras integrarem os sistemas com os franqueados. A Central do Franqueado é uma plataforma online para o sucesso das franquias, que ajuda a centralizar os atendimentos entre as duas partes envolvidas.

O aplicativo oferece algumas funcionalidades, como comunicação da franquia, centralização de manuais e treinamentos da rede com armazenamento em nuvem, ordem de serviços e pedidos enviados automaticamente para fornecedores homologados e a seção que realiza auditorias, elabora checklists e questionários.

2. HootSuite

As marcas devem estar presentes nas redes sociais para criar laços com os usuários, abrir novos canais de vendas e lançar os seus produtos. Alguns gestores optam por utilizar o Facebook, Instagram, Twitter e o Pinterest, por exemplo, e acabam perdendo tempo para organizar todas essas postagens.

HootSuite é uma ótima opção para organizar e gerenciar todas as contas da rede social em um só local. Ele permite programar conteúdos nas diferentes redes e acompanhar a repercussão de cada publicação com suas métricas próprias.

3. Análise SWOT

Essa análise se enquadra melhor na categoria de metodologia. Busca definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio, sendo utilizada no planejamento estratégico e realizando um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.

O resultado dessa análise gera uma matriz que ajuda a identificar fatores internos e externos que requerem atenção, assim como os pontos negativos e os positivos. Essa matriz dá segurança para as tomadas de decisões, ajuda a conhecer o cenário do mercado e entender a posição dos concorrentes.

4. Pipefy

Toda empresa precisa ter suas rotinas organizadas para facilitar que a equipe entenda os processos. Quanto maior a demanda da equipe, maior será o número de processos e fluxos de informações. Caso essas rotinas não estejam automatizadas em um banco de dados, sua empresa pode ter custos maiores e perder tempo com tarefas simples.

Pipefy é uma plataforma que gerencia processos de forma intuitiva, indicado para pequenas e médias empresas. O gestor pode alinhar os procedimentos mediante as necessidades da empresa e toda equipe ficará integrada quanto a prazos, andamentos dos leads, entre outras métricas.

5. Conta Azul

Muitos gestores apresentam dificuldades na hora de organizar a parte financeira de uma empresa. Mesmo apresentando bons resultados na área de vendas e no relacionamento com o cliente, muitos não sabem cuidar da parte financeira da franquia e acabam não mensurando lucro e margem de contribuição.

O Conta Azul é um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) que permite a gestão integrada da empresa. Esse aplicativo é voltado para empresas menores, apresentando custos mais acessíveis e metodologias mais simples de acompanhamento.

As ferramentas de gestão de negócios profissionalizam a sua franquia, organizam e documentam processos que poderão ser consultados sempre que precisar. Quer saber mais sobre a expansão de franquias? Leia o nosso post!

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