Seguros online: vendas e marketing digital

Publicado: 2 de agosto de 2013

O mercado de marketing digital com venda de seguros online vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos e a tendência é que esse setor venha a se consolidar de vez na internet.

Aqueles que elaborarem uma estratégia de publicidade online, com agências de marketing digital ou profissionais especializados no assunto, têm mais chances de alcançarem o sucesso.

Um ponto interessante nessa área é a possibilidade em se trabalhar com nichos de mercado, que nada mais são, do que seguimentos de públicos que contam com necessidades específicas, mas que o mercado pouco explora e não busca satisfazer suas necessidades.

Por isso, as vendas de seguro online, podem trabalhar nesse mercado estabelecendo uma comunicação mais objetiva e obtendo melhores resultados com as estratégias de Marketing Digital e publicidade online.

Certo, conte-me mais sobre nichos de mercado

Você já pensou em como as vendas de smartphones, tablets e notebooks cresceram nos últimos anos e, principalmente, em como cada vez mais as pessoas desembolsam uma maior quantidade de dinheiro por esses bens de consumo?

Seguindo essa linha é possível perceber que muitas delas gostariam de se sentir mais seguras ao utilizarem os seus tão queridos aparelhos.

Não é a toa que existe uma linha exclusiva de seguros para bens portáteis e que quem paga caro por esses produtos, tende a se interessar por maneiras que os deixem mais seguros, ou que os ressarça caso seus bens sejam roubados ou furtados.

E é exatamente aí em que se cria um nicho de mercado, pois com esse perfil de cliente a venda de seguros online para aparelhos eletrônicos acaba sendo praticamente indispensável.

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Legal, existe mais algum campo a ser explorado na venda de seguros online?

Sim, na verdade muitas estratégias em publicidade online e marketing digital devem ser analisadas e muitos nichos interessantes podem surgir.

Um que também se destaca e apresenta indícios de grande crescimento é a venda de microsseguros, uma modalidade de seguros destinada a população de baixa renda.

Essa modalidade tem como objetivo, fornecer cobertura indenizatória em casos de sinistros e tem como destaque os seguros para invalidez, assistência funeral e indenização por morte acidental.

Os microsseguros são relativamente novos no mercado e, por isso, ainda é um campo a ser explorado e uma ótima oportunidade para aqueles que desejam realizar a venda de seguros online.

Então a venda de seguros online é algo fácil?

Não, o fato de a venda de seguros online ser promissora não significa que elas são tão fáceis de serem realizadas. Isso porque, essa é uma venda que necessita troca de informações e dados pessoais e, consequentemente, é necessário estabelecer uma relação de seriedade e confiança. Afinal, quanto mais confiança você passar para o seu consumidor, mais disposto ele estará a ouvir e fazer o que você tem a dizer.

Mas resumindo, as maiores dificuldades relacionadas a vendas de seguros pela internet são:

  • Transmitir através da internet a seriedade de uma empresa respeitável.
  • Ganhar a confiança do cliente.
  • A concorrência presente na internet.

De acordo com essas dificuldades, o que devo fazer para ser bem sucedido nesse ramo?

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Analisando essas dificuldades é possível dizer, primeiramente, que para uma empresa alcançar o sucesso e se diferenciar dos concorrentes é preciso que ela esteja ciente de que um ambiente virtual é diferente de uma loja presencial e, por isso, o atendimento deve estar de acordo com essa realidade acompanhando as necessidades dos clientes em todo o processo decisório.

Também é importante dizer que o site da empresa é a cara do cliente. Isso significa que o site deve conter informações relevantes, ser preferencialmente clean e ao menos contar com uma área de suporte ao consumidor.

Com essas informações fica óbvio que dizer que, além do atendimento, o site da empresa é fundamental para ter bons resultado.

Quais itens do Marketing Digital são fundamentais para alcançar o sucesso?

Toda estratégia deve ser moldada de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, pois é exatamente a objetividade de cada estratégia que determina o sucesso das ações do Marketing Digital, mas as principais ferramentas utilizadas na venda de seguros online são:

Sites otimizados e compatíveis com dispositivos móveis

Sites otimizados são aqueles que são desenvolvidos para atingir bom posicionamento no Google de forma orgânica. Não se deve apenas ter um site. Na internet é preciso ser relevante. E, seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis.

Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc…)

O Facebook tem sido uma ótima ferramenta de publicidade online para empresas e negócios que entram no mercado de venda de seguros online. As possibilidades de atuação com Facebook Ads (anúncios pagos dentro da Facebook) permite chegar até pessoas específicas que o cliente deseja atingir para vender seu produto. Além disso, o trabalho de branding com páginas é fundamental para mostrar transparência e confiança para os clientes.

Email marketing

O email marketing é uma forte ferramenta para relacionamento com o cliente. A construção de mailings específicos e segmentados torna o trabalho ainda mais eficaz.

Google Ads (anúncios no Google)

Para vendas, os anúncios no Google podem ser bastante relevantes para conseguir resultados eficazes, principalmente quando o trabalho é interligado com sites otimizados.

Outros itens em trabalhos de marketing digital são interessantes para seguradoras, como aplicativos mobile, aplicativos no Facebook e muitos outros!

E você, já pensou em realizar venda de seguros online?

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